google-site-verification: google5f7d1d3201cc6b7b.html

Notícias

Banco do Brasil usa até Facebook para mapear dados de clientes

16/06/2015 - Mercado Imobiliário

Instituição investiu R$ 250 milhões em sistema de cruzamento de dados para direcionar oferta de produtos.

O Banco do Brasil passou a usar uma ferramenta poderosa para oferecer produtos aos seus clientes. Até as postagens em redes sociais, como o Facebook, têm ajudado a traçar o perfil de cada um dos 40 milhões de clientes que tomam crédito no banco.

Mesmo em meio à retração no volume de empréstimos neste ano, o BB conseguiu com essa nova estratégia desembolsar R$ 6,6 bilhões em linhas de crédito pessoal, crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2014. O número não inclui o crédito com desconto em folha de pagamento, que tem uma dinâmica própria. O banco também criou novas linhas de crédito totalmente digitais e ampliou o limite de contratação de alguns clientes com base no histórico deles.

“Não colocamos mais todos os produtos na prateleira para que o cliente escolha. Queremos oferecer a opção mais conveniente e cômoda, a que mais se encaixa naquele momento”, diz o vice-presidente de negócios de varejo do BB, Raul Moreira.

Por exemplo: o banco descobre nas redes sociais que um cliente comprou um carro e aproveita a oportunidade para oferecer a ele um seguro. Se as informações dos hábitos e dos lugares frequentados pelo cliente apontarem para uma conduta longe de riscos, o seguro sai mais barato. Noivos estão mais propensos a tomar empréstimo para a casa própria e formandos, crédito pessoal.

A oferta mais inteligente do crédito e de produtos é feita tanto no contato pessoal, nas agências, como nos dispositivos móveis ou em terminais de autoatendimento. Em todos os canais, o banco orienta clientes que ficam todo mês pendurados no rotativo do cartão de crédito a trocar essa modalidade com juros nas alturas por um empréstimo pessoal, com taxas menores.

A oferta mais direcionada de produtos e crédito se tornou possível desde que a área de negócios do banco começou a usar os dados do CRM (sigla em inglês de Customer Relationship Management). Isso permitiu à instituição financeira um olhar individualizado sobre o cliente. A análise dos dados abertos, como as publicações em redes sociais, ainda está sendo feita em caráter de testes.

O primeiro investimento do banco nesse grande sistema de cruzamento de dados foi feito em 2010. As primeiras soluções, no entanto, só saíram em 2012. Neste ano, foi possível usar as informações geradas com base nos algoritmos para “vender” os produtos de maneira mais eficaz. Ao todo, o BB investiu R$ 250 milhões nos últimos anos nessa ferramenta.

A maioria dos bancos mantinha entre 200 e 500 parâmetros – tipos de informações diferentes – sobre seus clientes, com alguns chegando a 1,2 mil. Com o CRM, o BB trabalha com 2 mil atributos e o número tende a crescer. Antes do CRM, esses dados estavam em diferentes sistemas, muitas vezes de maneira repetida ou sem muita funcionalidade, e sem nenhum tipo de cruzamento.

Moreira garante que os clientes não ficaram preocupados com o nível de “bisbilhotice” do banco na vida deles. No Brasil, assim como nos EUA, os cidadãos precisam optar fazer a opção para não ter os dados coletados. Países da Europa já aprovaram leis que exigem que as empresas tenham a autorização dos cidadãos para coletar os dados.




Fonte: O Estado de S. Paulo – São Paulo/SP – ECONOMIA – 15/06/2015

Outras Notícias

Construtoras devem faturar alto com Minha Casa Minha Vida até 2025, estimam analistas

Na MRV, o valor dos apartamentos subiu 18% em um ano, saindo de R$ 208 mil para R$ 246 mil; na Cury, houve alta de 15%, para R$ 283 mil A repagina&cc...

Censo 2022

O resultado do Censo 2022 mostra que o Brasil cresceu menos do que as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O ...

Moradia popular dá impulso à recuperação do mercado imobiliário

Entre as empresas na Bolsa, as três com unidades no Minha Casa, Minha Vida responderam por dois terços dos lançamentos e vendas no...

Palavra do Presidente do Creci - SC

As negociações que envolvem permuta sempre trazem uma dúvida em saber como cobrar a comissão pelo negócio realiza...

Representantes de construtoras e de imobiliárias realizaram ato em frente à Caixa Econômica

Construtores de Brusque protestam contra atrasos nos repasses do Minha Casa Minha Vida Representantes de construtoras e de imobiliárias real...

Moradores terão experiência diferenciada em edifício que conta com aplicativo próprio

A tecnologia vai ajudar a facilitar a vida com acesso a serviços e garantindo mais convivência dentro do condomínio As solu&cce...

Caixa reduz limites para crédito Imobiliário

O limite em empréstimos nas linhas Minha Casa, Minha Vida, Pró-Cotista no financiamento imobiliário diminuiu para 80% do valor to...

Caixa lançará linha de crédito de 1,5 bi para financiar setor Imobiliário

Segundo o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, o banco anuncia nesta terça-feira (08), em evento com o presidente Michel Temer, em São P...

Diferença entre gleba, lote, desmembramento e loteamento

Pequeno estudo a respeito da diferença entre gleba, lote, desmembramento e loteamento, e suas repercussões jurídicas. &Ea...

Minha Casa puxa expansão do mercado imobiliário

Enquanto os negócios seguem aquecidos no setor popular, o setor de médio e alto padrões ainda enfrenta barreiras e encolhe. ...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_linkedin1.pngredesp_instagram1.png

Quem Sou

José Antônio Potrich - Corretor de Imóveis 
Creci 21.145
Celular (48) 991099322 - VIVO - WhatsApp
Email: joseapotrichcorretor@gmail.com
          

 

Procurando por

Imóveis para Venda

Contato

  • São José - Santa Catarina - SC

  • (48) 99109.9322 - Vivo - WhatsApp
  • De segunda a Sexta das 8hs às 18:30hs - Sábado das 8 às 12hs

www.joseantoniocorretor.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.